domingo, 14 de dezembro de 2014

Ferramentas de Gerência de Projetos




Uma característica necessária nos profissionais dos nossos dias é o dinamismo, a sua capacidade de lidar com múltiplas tarefas e sem deixar nada passar despercebido.
Muitas vezes organizar datas e conteúdo de uma única tarefa a ser realizada a longo prazo já é complicado, o que dizer então de quando existe a necessidade de gerenciar diversos projetos simultaneamente?
Para resolver (ou pelo menos tentar resolver) este problema, surgem na web diversas ferramentas, tanto de desktop quanto online, que oferecem recursos para a organização de suas tarefas, estipulando metas e, em alguns casos, com suporte para trabalhos em equipe. 
Conhecer ferramentas de gerenciamento de projetos é cada vez mais importante na medida em que uma organização avança em seu nível de maturidade de gerenciamento de projetos. Nesse contexto, a utilização desse tipo de ferramenta propicia padronização de métodos e processos e a disponibilização de informações em tempo real ao alcance de toda a equipe do projeto, aumentando a qualidade do gerenciamento e as chances de alcançar os objetivos traçados.
No desenvolvimento de um projeto existe a necessidade de um gerenciamento de projetos adequado, aplicando técnicas para o auxílio do controle das pessoas envolvidas e dos serviços atribuídos a elas, preocupando-se com os prazos, custos e benefícios de cada produto.
Para tanto, o uso de ferramentas para gerenciamento de projetos é indispensável, uma vez que contribui para auxiliar e prover de forma rápida e eficiente as informações necessárias para o correto controle e acompanhamento on-line do trabalho realizado.

Nesse contexto, destacam-se diversas ferramentas de gerência de projetos, tanto versão desktop, quanto na nuvem.

Ex.: Microsoft Project, Gantt Project, Zoho Project, Redmine, GroupCamp, dentre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário